Seg - Sex : 08:30 - 19:00
11-3192-3882

Blog

taxas de administração em investimentos

Qual a Diferença Entre Taxa de Administração em Investimentos e Taxa de Performance

//
Postado por
/
Comentário(s)0
/
Categorias

Existe uma analogia comum que compara os fundos de investimentos com condomínios residenciais. Os investidores são como moradores que dividem as despesas da administração do patrimônio para garantir sua valorização. Em ambos os casos existe um “síndico”, ou gestor, que administra os patrimônios e, por isso, é preciso pagar uma taxa de administração.

Mas além da taxa de administração em investimentos, existe também, em alguns fundos, a taxa de performance. São tarifas distintas, obrigatórias e que todo investidor precisa entender para saber se o valor que está sendo cobrado por elas é justo ou não.

Como funciona a taxa de administração em investimentos

A taxa de administração em investimentos é cobrada em todos os fundos de investimentos para remunerar o gestor. Ela normalmente é expressa em percentual ao ano (% a.a) sobre o patrimônio líquido do fundo, mas como é debitada todos os dias, o investidor pouco sente.

Na prática, se uma pessoa investir R$ 10.000,00 em um fundo de investimento no qual a taxa de administração é de 2% a.a, ao longo do ano pagará o equivalente a R$ 200,00. Esse percentual pode variar de fundo para fundo, dependendo também da estratégia de gestão.

E a taxa de performance, o que é?

A taxa de performance, por sua vez, é cobrada por alguns fundos. Trata-se de um pagamento adicional feito ao gestor. Apesar de ser vista como uma “despesa” a mais para quem aplica, ela pode ser entendida como um incentivo para que o administrador supere o seu benchmark, ou seja, para que ele atinja uma rentabilidade superior à média do mercado e entregue resultados melhores para os investidores.

Vale dizer que ela normalmente é cobrada quando o fundo precisa de uma gestão ativa. Isso quer dizer, quando há uma atuação maior do profissional responsável para rentabilizar o patrimônio. Por fim, essa taxa só pode ser cobrada de seis em seis meses e se estiver prevista no regulamento do fundo.

Como saber se as taxas de investimentos não são abusivas?

Assim como não há a opção de deixar de pagar a taxa de condomínio, também não tem como não fazer o pagamento da taxa de administração de investimento ou de performance, quando ela já está prevista na lâmina. Mas é preciso ficar atento se o valor cobrado é justo.

Se você optar, por exemplo, por fundos de investimentos que seguem o CDI e que demandam um esforço menor do gestor, não tem motivos para pagar uma taxa de administração alta. Nesse caso, um valor aceitável ficará em torno de 0,30% a.a.

Agora, se você preferir um fundo com gestão ativa, tal como multimercados e de ações, pode aceitar pagar taxa maiores, entre 2 e 3% a.a.  

Conseguiu compreender a diferença da taxa de administração para taxa de performance? A Renova Invest é uma consultoria filiada à maior corretora independente da América Latina, a XP Investimentos. Entre em contato conosco e aprenda como investir mais e melhor!

pt_BRPortuguese (Brazil)
pt_BRPortuguese (Brazil)
Renova Invest Entre em contato é simples e rápido!